sábado, 24 de janeiro de 2015

audácia


título em homenagem ao filme Divergente!



Cansativo é esperar por quem não vem.
Exaustivo é adquirir o dom de não esperar ninguém.
Particular é a consciência da condição da massa.
Pequena e solitária é a vida de quem disfarça
Tenta esconder e viver normalmente...
Sem notar o quanto isso é inconsequente.

Nunca mais vou ter 22 anos de novo. Cada manhã é um passo em direção à morte. E cada consciência é um passo em direção ao nada. Tenho absoluta certeza que a vida é mais que trabalhar, estudar e formar família. Mas essa certeza não é suficiente. Vivo revoltada. Com a banalidade e com o absurdo. Vivo revoltada! Mas não o suficiente para me dispor a morrer pelo que acredito. Talvez porque ainda não acredito em nada. Não sei como quero que seja. Mas sei que não quero que seja assim. Insuficiência. Confusão. Sujeira. Imobilismo. Insuficiência de novo. Ontem fui assaltada, hoje assisti um filme. Amanhã vou no aeroporto. Domingo vou cometer um erro. Segunda outro.

Estou esgotada. Dedico uma lágrima a cada letra. E um desespero a cada silaba. Estou dizendo: Estou esgotada! No limite! 
Não quero arrumar um emprego, mas também não quero ir no protesto. Será mesmo que sou do tipo que exige facilidade? Que ri da velha história de que a vitória é proporcional ao esforço? Será outro erro meu pensar assim? Por que?
Não é preguiça, é cansaço! É ruim não ter caminho, pior é abrir um. Prefiro continuar estática enquanto os insetos me comem. É tudo incerto e mais provável ao fracasso. Eu estou dizendo que estou esgotada. Será que quando eu realmente estiver, vou precisar dizer? Por que você desvia teu olhar do meu? Pq faz isso todo santo dia, deus? Pq fui adestrada a me culpar pelo SEU desprezo? Acha isso, justo?

Quero facilidade, praticidade, faca e queijo. Rejeito a luta. Rejeito o esforço. Não há recompensa, eu fiz o teste. O que sobrou? Um puta medo de envelhecer amargurada. De chegar na velhice frustrada. Olhando pra tudo que vi de errado e achando certo ou minimamente razoável. Nunca tenho dor de cabeça, mas quando tenho... puta que pariu!! Deve ter sido as bicada no velho barreiro enquanto eu fazia o almoço. E lavava roupa. E pensava nele. E limpava o chão. E pensava nele. E esperava por quem não vai vir...

VocÊ tem acesso a mim. Acesso ao meu interior, eu sei que tem. Então não preciso me esforçar tanto pra traduzir como me sinto. Quero colo! Tá bom pra vocÊ? Estou assumindo que quero colo! Precisa de mais? Não dá. Sou insuficiente, lembra? Sou insuficiente até nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário