domingo, 7 de junho de 2015

Por que não sou Cristã?

Da mesma maneira que espero que um Cristão saiba responder o POR QUE é cristão, eu vou tentar aqui, responder por que não sou. Questionei a mim mesma sobre isso na transparência, e as respostas que encontrei tentei sintetizar aí.  


Me entristece pensar em como o cristianismo esta descaracterizado justamente pelos que se julgam cristãos, mas vivem reproduzindo e pregando irracionalmente uma coisa tão babilônica como o fanatismo. Cura gay, perfume com o cheiro de Jesus, vassoura ungida por x mil reais, canais de televisão, réplica do templo de Salomão e toda essa sujeira. Sim, pq não existe palavra mais cabível do que esta: SUJEIRA. E no fundo, essa incomodação com o fato dos caras venderem deus, poderia até ser menor, SE eu não acreditasse nele e se não me soasse tão absurdo tudo isso. 

Por acreditar que somos espíritos, eu admiro toda crença e penso que há em toda uma saída, mas, assumo que quando qualquer pessoa tenta introduzir o assunto Deus, Jesus, Salvação e pá, já é repelida por pré-conceitos que ainda tenho sobre o cristianismo. Também não é pra menos: Quem mais se dedica na missão de abastecer os discursos rasos que formam o censo comum sobre o cristianismo são os próprios ditos “cristãos”. 

Desde pequena a imposição religiosa que recebi foi Cristã. Digo imposição porque pra começo de conversa, levar as crianças na igreja contra a vontade das mesmas, está longe de ser “orientação religiosa”. Criança não entende, engole. E como que um tema como este, discutido atemporalmente por todo tipo de QI, pode ser compreendido de forma libertadora por uma criança? para. 

O principal método de captação de fiei$ é pelo medo e ameaça. Você não crê em Deus ciente de que fez uma escolha racional de depositar sua fé no que possivelmente dá sentido a sua existência e alivia suas angustias das banais às complexas. Você não crê em Deus por ter encontrado dentro de si – e na igreja - motivos para. Você crê porque não há opções. Qual opção a igreja te dá? Ou crê ou vai pro "inferno". Ahhhh o "inferno" kkkkkkk.
Tem que crer porque se não, vai queimar no fogo do tal inferno com o capiroto comendo seu cu com areia. Crê porque teme não ser “salvo”. Crê porque ta desesperado. Desempregado, com nome sujo, família pra criar, emocional abalado, capitalismo, aluguel, babilônia. 
Eu não me lembro de uma única vez que eu me dirigi a igreja sem estar guiada pelo medo perturbador do tal inferno. Concluí que essa orientação religiosa violenta e nada cristã , mais me afastou do Cristianismo do que meus próprios questionamentos e afrontas à Deus. Uma instituição que era pra unir as pessoas e ser útil em aliviar seus desesperos, se apoiar na fragilidade social, política, econômica, mental, emocional E AINDA espiritual de seus fiéis? É esse o tipo de cristianismo que vocês querem construir? E ainda tem a ousadia de me chamar pra colaborar com isso? HAHAHAHAHHAHAHA

Me incomoda. Me incomoda em pensar que não fui a única que me sentiu assim ao frequentar igreja evangélica. E mais ainda em pensar que talvez fui parte das poucas, que conseguiram se livrar de uma vida frustrada pela fé cega e acorrentada ao medo. Doutrinação que nos impede de crescer, dogmas e crenças que nos limitam. Minha ideia de Deus é tão diferente hoje em dia... e damos graças-não-cristãs por isso. 

Enganam-se os que pensam que estou enfeitiçada por aquela clássica ideia acadêmica – principalmente de quem cursa humanas – de que ser cristão e pensante são coisas incompatíveis. Aquele discursinho arrogante que supõe que por ser cristão, você automaticamente não tem metade do cérebro. Aquela ideinha babaca de que pra ser um intelectual é preciso ser ateu, ou pelo menos não ser cristão. 

NÃO amiguinhxs!!! Eu definitivamente não estou sendo movida a discurso de patrício-branco-barbinha-Marx-oclinhos-Raul-que-leu-Nietzsche-e-virou-ateu. Rejeito esses padrões academicistas e me reservo ao direito de construir minhas ideologias de dentro pra fora...hehe

Estou sendo movida por minha inquietação com a banalização geral, de tudo que nos cerca. Banalizamos a crença, a morte, a vida, o tempo, a música, o legado de um mano pique Cristo, tudo... banalizamos tudo. 
Penso que Cristo não deve estar se sentindo muito representado por esses cristãos... Inclusive Cristo, nem ouse em voltar agora viu amado, seus “seguidores” clamam por um replay de sua crucificação. Clamam quando defendem a cura gay, a redução da idade penal, a pena de morte, etc, etc etc... 

Enganam-se os que pensam que quando eu questiono suas crenças, tenho como objetivo fazê-los parar de crer. Minha meta é apenas alertar as pessoas sobre a fé cega. Aquelas...rs mas é sério, a coisa tá feia e alguém precisa se mexer, mesmo que seja eu na minha pequenez, insignificância e pequeno poder de alcance. Uma fé que se constrói pelo medo e não por Amor - que diga-se de passagem, deveria ser a única religião existente. 

O que quero dizer é que vocês podem crer em Deus, sim, mas isso não precisa ser tão pesado como não crer. A quantas anda a fé em Cristo de um dito "cristão" que compra uma caneta ungida pra dar sorte no vestibular? kkkkkkk e aqueles que pagam 100 conto por uma oração na porta da IURD? kkkkkkk tadinhos gente, até eu cética como ando to menos desesperada. 
Quando eu ironizo, critico ou satirizo um cristão, espero que ele esteja racionalmente convicto sobre sua crença, não que a abandone. Espero que ele saiba porquê e para que crê naquilo. Espero que ele me diga que a fé o libertou e não o acorrentou. Acredito numa fé fundada na liberdade de escolher crer naquilo, e não na obrigação de crer naquilo. Livre arbítrio, Amor, essas fita que cêis preaga, tá ligadx? 

Muito tempo convivendo com Cristãos que curtem a página “admiradores da Rota” no facebook, compartilham memes do Silas Malafaia, e tempo de menos conhecendo verdadeiros Cristãos. Dois. Conheci dois manos que pensam sobre sua crença. Sinto como se todo o resto fosse vítima de um sistema que manipula as pessoas se apoiando em fatores óbvios como analfabetismo, baixa escolaridade e renda, desemprego, filho pra criar, emocional abalado, etc etc etc... pergunto de novo: É um cristianismo que se apoia na fraqueza dos oprimidos pra se erguer, que vocês querem construir? Hm... 

é por isso que quando os pastô fazia aquelas apelação no final do culto berrando algo que me soava como "aceite Jesus ou morra", me dava vontade de responder: HOJE NÃO FARO!

Sinceramente? eu não sou cristã, simplesmente porque nunca recebi uma orientação sobre o cristianismo que me fizesse QUERER ser cristã. (mentira tem uma pá de motivos, mas sim...) nunca recebi orientação que me fizesse não ter vergonha de me assumir cristã. Orientação que me elucidasse e não me amedrontasse e me fizesse pegar birra. Agora a gente cai naquela velha historinha de que “basta querer” “vai pesquisar” “só depende de você”. E não, não posso ignorar a maneira brutal com que fui apresentada ao cristianismo e simplesmente me tornar “cristã por mérito próprio”. Primeiro pq já não quero, segundo que primeiro. 

Agora, enquanto cristãos que amam e blá blá, convido vocês a refletirem e contarem aí : quantas as “almas foram perdidas para Jesus”, por causa da ignorância, da intolerância, do fanatismo e do discurso de ódio de vocês mesmos?

é alma pra porra, séloko. 

Um comentário:

  1. Concordo com 90% do que falou sobre Cristianismo.Concordo 100% que a maneira qque foi introduzida no Cristianismo foi errada, ruim, ferrada sei lá. Me satisfaz saber que sou Cristã e penso como você. Mas me entristeço em saber que 99% das pessoas que leram e lerão seu post, não vai entender que sua indignação não é com Deus, Cristo e sim com a Massa "humana" que busca um forma de se dar bem, ou de Ferrar alguém, e usa Jesus Cristo como o Super Star!!! AMOR SIM É A ÚNICA RELIGIÃO! ISSO EU APRENDI LENDO A BÍBLIA.POR ISSO SOU CRISTÃ!

    Mas também aprendi com a BÍBLIA, onde tem dinheiro tem ladrão!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir