terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A inutilidade de e-mails 'anti-stress'.


Leitura indicada para todo conhecedor da lepra mais conhecida como "Trabalho".



Tenho observado com frequência a inutilidade de e-mails motivacionais, na vida das pessoas acomodadas. 
Quantos e-mails de histórias, com um emocionante e profundo ensinamento de vida, você recebe por mês? 
Quantos deles fez alguma diferença na tua vida profissional x particular?

Todos nós recebemos aqueles e-mails com um gigante ensinamento que geralmente abordam o mesmo tema. 
Eis alguns exemplos: 
- “Dose seu trabalho e procure viver mais” 
- “Procure passar mais tempo com a família do que com os colegas  de trabalho”
- “Evite trabalhar em excesso, pois ninguém nota” e todos esses conselhos infalíveis. (blá blá)

Muitos se sentem extremamente ‘sábios’ (por 30 segundos) e concordam com os temas após este tipo de leitura, porém são poucos  os que assumem a tua total incompatibilidade comportamental  com a essência e a intenção desses tipos de e-mails. 
A pessoa passou a maior parte da vida treinando pra ter um infarto e recebe um e-mail desse e ainda tem a pachorra de dizer: Nossa é verdade, ainda bem que eu não me mato de trabalhar assim... quem faz isso é fulano!
Provavelmente essa mesma pessoa é quem vai encaminhar este e-mail para outra, na tentativa frustrada de “encaminhar” também a responsabilidade individual com o teu eu; e ainda dizer que este e-mail é mais cabível para fulano do que para ela. 
Ou anos de trabalho inconsciente (esqueci o termo usado, quando a pessoa trabalha feito máquina, não sabe para onde vai seu trabalho) cegam as pessoas, ou elas tentam se auto convencer de que não são robôs, preferem viver a mentira confortável.

Já notaram o quão inúteis são estes e-mails no mundo corporativo? Ou eu - com muito pouco tempo de trabalho - só notei robôs ao meu redor, ou a coisa funciona exatamente assim, com poucas exceções. 
As pessoas não mudam a tua rotina por besteira, este tipo de e-mail torna-se totalmente ineficaz para quem a anos está acomodado com tua rotina nada saudável. Entram no trabalho antes do nascer do Sol, saem no anoitecer. Passam a maior parte do tempo de mau humor e estressadas, cantam  qualquer trilha sonora global para aliviar o stress, se alimentam de forma errônea e corrida, para não perderem tempo de trabalho. Passam pouco tempo com a família e o pouco tempo que tem livre, é reservado para futebol, cerveja, novela, cabelereiro...etc, não acompanham a vida dos filhos, se saírem nos fds geralmente vão para shoppings, vão as compras. Não se preocupam nenhum pouco com tua saúde e qualidade de vida... 
Essas pessoas passam pela vida... vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido.
Se você perguntar para uma dessas pessoas se elas gostam do que faz, ou se já realizaram teu sonho, provavelmente vc ouvirá 2 nãos. Para a primeira pergunta ´pode até ouvir um sim, mas é ilusório, a pessoa não gosta do que faz, é que depois de tanto tempo fazendo aquilo ela passa a achar que ama o que faz, mas é pura ilusão. =( 
Nos fizeram pegar amor por aquilo que somos obrigados a fazer, e esse foi o maior crime contra a humanidade. 

Daí ao receber um e-mail você acha mesmo que essa pessoa vai ao menos raciocinar na merda que está enfiando sua - e outras - vidas? 
Sabemos que existem pessoas conscientes que procuram melhorar a qualidade de vida e as relações em geral, porém eu - particularmente  - fico muito mais triste quando recebo um e-mail desses, pois vejo o quanto eu tento sair e ainda me vejo mergulhada nessa forma de vida inútil e medíocre. Não me encaixo totalmente com o que descrevi - claro - ao menos tenho a consciência de que essa não é a vida que quero para mim, que esse tipo de existência, vai contra o desejo do meu coração. Resta saber o que eu posso fazer para saber lidar melhor com meu traçado e irrevogável destino como eterna proletária...rs  

Aceito sugestões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário